crb2

Teve início na manhã desta quarta-feira (02), no Santuário da Divina Misericórdia, em Curitiba-PR, o Curso para Lideranças da Vida Consagrada promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), com o tema “Vida Consagrada Encarnação da Misericórdia do Pai no Mundo”. O objetivo do evento é debater e apresentar às lideranças da vida consagrada as perspectivas e frutos do Ano da Vida Consagrada no Brasil e no mundo.

O Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo acolheu a todos e deu as boas vindas afirmando que “a vida consagrada é a encarnação da misericórdia, e lá onde estiverem Deus será lembrado, por sua bondade. Que tudo retrate a expressão da paixão do Senhor, num sorriso, em gestos, na bondade”. Dom Peruzzo recomendou ainda que estes dois dias de evento sejam de muita partilha das misericórdias do alto.

Em entrevista concedida à equipe de redação do portal Divina Misericórdia, o Arcebispo declarou que “é gratificante para a Arquidiocese acolher um evento como este, em tempos em que o mundo clama por profetismos da gratuidade. Hoje, o profetismo é menos palavra proclamada, discurso enunciado, argumento defendido e é mais testemunho vivido. É importante para nós que a vida religiosa faz-nos recordar isso, que se não formos sinal vivo da gratuidade de Deus ele pouco teria a fazer com as nossas fidelidades”.

A palestra de abertura foi proferida pelo Cardeal Dom João Braz de Aviz. Segundo ele, todos somos chamados a ser profetas, a radicalidade evangélica é de todos que querem ser discípulos de Jesus, não é somente dos consagrados. Dom João declarou também que “Deus se revela às pessoas sempre de modo diferente, portanto não devemos nos fechar, mas estar abertos no meio do povo, conhecer o coração das pessoas, não nos refugiarmos no nosso mundo, mas estar nos lugares mais difíceis”.

Seguindo a programação do evento, a presidente da CRB Nacional, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, MAD e o Doutor em Teologia Padre Marcial Maçaneiro, SCJ conduziram juntamente com o Eminentíssimo Cardeal um debate respondendo alguns questionamentos dos religiosos presentes.

A programação do evento se estende até às 17h onde se encerrará com a Santa Missa, e amanhã, quinta-feira (03), a partir das 9h, novamente a palestra será aberta pelo Cardeal Dom João Braz de Aviz.