Na madrugada do dia 20 de outubro o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, que fica em Quixadá, no Ceará, foi alvo de violência. Logo, o túmulo de um sacerdote e duas imagens que ficavam na 2ª e 4ª estação da Via Sacra foram destruídos.

Por isso, o Reitor do Santuário, padre Davi, gravou um vídeo relatando o ocorrido. Portanto, no vídeo ele se expressou:

“Hoje encontramos as estações assim: a quarta estação toda derrubada, Nossa Senhora aqui. Penso que aconteceu na madrugada. E no túmulo do padre Severino. (…) Se vê realmente que foi vandalismo, que não foi o vento, não foi nada que derrubou.

Contudo, de acordo com o delegado João Alberto, de Quixadá, “um homem quebrou as esculturas em um ataque de fúria”. Mas, segundo ele, o crime não foi motivado por questões políticas ou religiosas. 

Porém o homem, que tem 24 anos, não foi preso. Ele deve aguardar a conclusão do inquérito em liberdade.

O Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão

Esta igreja fica a cerca de 550 m de altitude, no Morro do Urucu. Foi construída pelo então bispo de Quixadá Dom Adélio Tomasin. Logo, a construção teve inicio em 1988 com a construção da estrada de acesso ao platô onde seria erguida a igreja.

Contudo, a Pedra Fundamental foi colocada em 1993 e em 11 de fevereiro de 1995 o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão teve sua inauguração.

Além da igreja, os fiéis se deparam, na subida da serra para chegar ao Santuário, com as estações da Via Sacra. Imagens de 1,80 m de altura que fazem parte do percurso é que foram alvo de vandalismo no último dia 20.