DSC_0216
Em virtude do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, aconteceu neste sábado, 27 de agosto, aqui no Santuário da Divina Misericórdia o VII Mutirão de Ação Solidária da Pastoral da Saúde. O tema trabalhado na celebração foi “O Perdão e a Misericórdia Divina: ‘Jesus, filho de Davi, tende misericórdia de mim’, (Mc 10,48b)”.

A programação iniciou às 13h, abordando o cuidado com a saúde espiritual; seguindo com a Celebração Penitencial, passagem pela Porta Santa e encerrando com a bênção de envio.

DSC_0217

 Ireonilda Machado, Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Saúde, explicou que neste ano a programação foi pensada para que fiéis pudessem aproveitar das graças deste Jubileu da Misericórdia. “Todos os anos nós fazemos um encontro de Mutirão da Saúde, com atividades e profissionais da saúde, atividades e uma celebração voltada para a saúde espiritual. Esse ano, por ser o Ano da Misericórdia, pensamos num encontro voltado totalmente para a saúde espiritual, e tinha que ser aqui no Santuário da Divina Misericórdia, para estar nos braços do Pai, em Sua Misericórdia Divina. Eu quero agradecer a todas as pessoas e a equipe que se envolveu com o Mutirão da Pastoral da Saúde, agradecemos ao Padre Anchieta, ao Padre Silvio e ao Padre Ednilson, ao Ministério da Música, ao grupo de jovens Alfa da Paróquia São Pedro de Umbará, e a todos do Santuário da Divina Misericórdia, desejo muitas bênçãos e graças a todos que nos ajudaram neste encontro”, declara a coordenadora Ireonilda Machado de Conto.

Junto com os sacerdotes da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, Pe. Anchieta C. de Muniz, MIC; Pe. Padre Silvio Roberto, MIC; e o Pe. Ednilson de Jesus, MIC; participou da celebração o Padre Gilmar Antonio, Assessor Eclesiástico da Pastoral da Saúde.

O Padre Gilmar é camiliano, da ordem fundada por São Camilo de Lelis, patrono dos hospitais e dos enfermos. “Está em nosso carisma a dedicação e o cuidado com os doentes, por isso, trabalhamos com atividades voltadas à Pastoral da Saúde, dentro da dimensão solidária”, afirma.

De acordo com a Coordenadora, a Pastoral da Saúde é composta por três dimensões:

– Solidária: Voltada a ação espiritual de fé, amor e o lado cristão;

-Comunitária: Com trabalho realizado em parceria com as unidades de saúde na comunidade, visitando as famílias.

-Política Institucional: Em parceria com o Ministério Público, a política é voltada para os direitos dos usuários da saúde pública.