A partir da última segunda feira, 18 de janeiro, até o dia 25 deste mês, os países do hemisfério Norte celebram a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que neste ano tem como tema “Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor”, uma citação tomada de 1 Pedro 2,9.
Para este ano, os textos de reflexão foram preparados pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas.
O site do Vaticano, criado para fornecer materiais que permitem a reflexão nestes dias, recorda que as datas de celebração desta semana “foram proposta em 1908 por Paul Watson (sacerdote anglicano), para cobrir os dias entre a festa de São Pedro e São Paulo, que têm um significado profundo”.
No hemisfério Sul, onde janeiro é tempo de férias de verão, explicam, “as igrejas frequentemente adotam outras datas para celebrar a Semana de Oração, por exemplo próximo a Pentecostes (sugerido pelo movimento Fé e Constituição, em 1926), que também é uma data significativa para a unidade da Igreja “.
“Tendo presente esta exigência de flexibilidade, convidamos a utilizar estes materiais ao longo de todo o ano para expressar o grau de comunhão que as Igrejas já alcançaram e para orar juntos para chegar à plena unidade querida por Cristo”, dizem eles.
No marco destas celebrações e como de costume todos os anos, na segunda-feira, 25 de janeiro, Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, o Papa Francisco presidirá uma celebração ecumênica às 17:30 na Basílica de São Paulo Extramuros.
Mais informações sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em:
fonte: ACI Digital