A Fazenda Esperança, em Guaratinguetá (SP), está de luto. Na madrugada de sexta-feira, 24, a Irmã Odete, Franciscana de Siessen, e que trabalhava nesta unidade de recuperação de dependentes químicos da Fazenda das Pedrinhas, foi assassinada. Segundo nota da instituição, por volta das 5h30, um homem entrou no local com intenção de roubar e tirou a vida da religiosa. O caso está sendo investigado pela Polícia de Guaratinguetá.
Irmã Odete tinha 65 anos e atuava há mais de seis anos na Fazenda de Guaratinguetá, onde desenvolvia trabalho com os jovens de catequese e acompanhamento espiritual. “Nossos jovens estão superando este momento de perda com oração e muita unidade entre eles. Temos certeza que Ir. Odete já está no Céu intercedendo por nós”, afirma a nota.
O comunicado ressalta ainda o homem que cometeu o crime é “uma pessoa de fora da Fazenda, que ainda não conheceu a nossa proposta de recuperação”.
Segundo o relato feito à Polícia Civil, a Irmã foi esfaqueada pelas costas enquanto tentava pedir socorro. Ela recebeu mais de seis golpes e apesar de ter sido socorrida, não resistiu aos ferimentos. Até o momento nenhum suspeito foi indiciado.
“Salientamos que tanto a Fazenda da Esperança como a Ordem Franciscana de Siessen, estão em oração por esta pessoa que cometeu este ato de violência. Acreditamos no perdão, numa cultura de Paz e de não violência”, assinala.
A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica com mais de 30 anos a serviço da recuperação de jovens que sofrem de dependência do álcool ou das drogas. Atualmente se encontra em 16 países. Seu trabalho se baseia no tripé: convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade para encontrar um sentido de vida.
Em 2007, a unidade de Guaratinguetá recebeu o Papa Bento XVI, que confiou a esta obra a missão “levar a Esperança, Jesus Cristo, ao maior número de jovens do mundo inteiro”.
fonte: ACI digital
Boa noite Meus sentimentos à família Esperança .. sei que já se passaram alguns anos mas procurando algum escrito sobre Frei Hans me deparei com essa triste história.. .. mas uma coisa me falou o coração pedir a intercessão da irmã a Jesus Abandonado pela cura do meu filho…. dependente químico há muitos anos é peregrino de tantas casas de recuperação entre elas a que realmente deixou nele gravada o sentido da palavra Esperança.. meu filho não foi mais aceito na Fazenda da Esperança, a dor dessa rejeição foi grande para mim, cravou em meu coração uma lança, e qt ao meu filho uma desesperança .. me lembro de uma vez ter ouvido frei Hans falar: qd nenhuma fazenda quiser aceitar mais algum jovem, mande-o para mim.. me acendeu no coração a esperança é o escrevi até hoje não recebi resposta penso talvez a carta não até o Frei. Fiz muitas intervenções em favor de meu filho pra que o aceitassem de volta..”Não “ era a resposta, até ele mesmo chegou pedir que o recebessem de volta mas a resposta sempre “Não “ Agora nessa reportagem vi que o Frei pediu o perdão para o assassino da irmã missionaria.. meu Deus fico imaginando pq não perdoaram meu filho e o aceitaram de volta, pq não lhe deram uma nova chance.. depois da Fazenda recusar mais uma vez, ele só fez afundar cada vez mais.. hoje meu filho ainda está em casa de recuperação mais muito abatido doente e com olhar distante ele ainda lembra da recusa da Fazenda da Esperança e muitas vezes no delírio fala: mãe talvez eu consiga voltar a Fazenda da Esperança, peça eles podem me aceitar agora talvez tenham me perdoado.. E tb a coincidência pois o lugar onde ele está chamasse “Há Esperança “ então ele diz: mãe aqui não é a “Fazenda da Esperança “ eles não tem nada da Fazenda … Algo da Esperança da Espiritualidade da Fazenda ficou marcado no coração dele… acho isso muito Bom.. peço a irmã Odete na Glória junto do Céu onde está interceda por meu filho, sua cura pois Deus não escolhe lugar para salvar seus filhos. 🙏🏽 Obrigada pela atenção e perdoe meu desabafo.. uma mãe