O Pontifício Conselho Cor Unum, encarregado das obras de caridade do Vaticano em nível internacional, começou ontem a reunião anual do conselho de administração da Fundação Populorum Progressio para a América Latina. O encontro está sendo realizado na cidade de Guayaquil, Equador. Do dia 23 ao dia 25 deste mês.

Durante estes dias abordarão o financiamento de projetos a favor das comunidades indígenas, mestiças, afro-americanas e camponesas da América Latina e do Caribe para o ano 2015.

São cerca de 100 projetos que estão sendo apresentados, somados aos expostos anteriormente.

Em um comunicado enviado à imprensa, asseguram que “a reunião será uma ocasião para refletir sobre os regulamentos mais eficazes para realizar o mandato da Fundação, especialmente a favor dos índios, camponeses e comunidades afro-americanas”.

Além disso, motivados pela publicação da encíclica do Papa Francisco Laudato Si sobre a criação, “continuam promovendo uma nova responsabilidade pela tutela da criação, sobretudo para um modelo de desenvolvimento integral da pessoa, dentro da ecologia humana, assim como na relação com o ambiente em que vivemos”.

O comunicado também indica que “o Conselho avaliará projetos que, particularmente, conjuguem o desenvolvimento humano e o ambiente natural dos territórios nos quais serão realizados”.

Até hoje, esta Fundação realizou mais de quatro mil projetos. As iniciativas estão dirigidas a diferentes âmbitos, como o artesanato, a microempresa, as infraestruturas para água potável, a formação e equipamento escolar, o saneamento ou as construções.

A Fundação Populorum Progressio foi criada por São João Paulo II e confiada ao Pontifício Conselho Cor Unum. Entre os principais sustentadores, além de participações individuais, conta com a Conferência Episcopal Italiana.

Os Arcebispos presentes nesta reunião são: o Arcebispo de La Paz (Bolívia), Dom Edmundo Luis Abastoflor; de Guayaquil (Equador), Dom Antonio Arregui Yarza; o Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, Arcebispo de Santo Domingo (República Dominicana); o Arcebispo de Villavicencio (Colômbia) Dom Óscar Urbina Ortega; de São Salvador da Bahia (Brasil), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger; de Arequipa (Peru), Dom Javier Augusto Del Rio Alba; e Dom Segundo Tejado Muñoz, Subsecretário do Pontifício Conselho Cor Unum.

fonte: ACI