O Vaticano está promovendo um congresso internacional com 1.200 formadores de institutos religiosos, a partir desta terça-feira (07/04), para abordar “novas fronteiras” da Vida Consagrada.

Entre os temas a serem abordados até sábado estarão as novas tecnologias digitais, a justiça, a paz e a ecologia.

“Formar para o uso adequado dos meios de comunicação é um grande desafio que temos diante de nós. O uso dos meios de comunicação apresenta alguns problemas aos quais se deve prestar atenção”, refere D. José Rodríguez Carballo, secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (Santa Sé), em entrevista ao jornal do Vaticano L’Osservatore Romano.

O responsável explica que a iniciativa, intitulada “Formados para a vida consagrada no coração da Igreja e do mundo”, visa abordar “a emergência educativa e formativa” da qual dependem “o presente e o futuro” dos institutos religiosos.

Além das mais de 50 palestras previstas, haverá também ‘laboratórios’ sobre temáticas de grande atualidade.

“Um religioso precisa de regular a sua vida segundo prioridades bem claras. A oração, o estudo, o trabalho, a escuta das pessoas, a vida fraterna em comunidade exigem uma grande quantidade de tempo e de energias e sobretudo a presença física e intelectual”, assinala D. José Rodríguez Carballo.

O evento será precedido por uma vigília de oração, aberta a todos os fiéis, na noite desta terça-feira, às 20h30 (horário local), na Paróquia de São Gregório VII.

No sábado, às 09h30, acontece uma celebração eucarística na Basílica de São Pedro, presidida pelo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, cardeal João Braz de Aviz.

fonte: Rádio Vaticano