Padre Miguel Sopoćko (*1888  †1975) é um nome conhecido entre os devotos de Jesus Misericordioso que costumam ler o Diário de Santa Faustina Kowalska. Logo, ele foi a ajuda visível na terra que Jesus prometeu a ela. 

Sendo assim, este sacerdote foi o confessor e diretor espiritual de Santa Faustina Kowalska, a Secretária da Misericórdia. Além disso, ajudou-a com a pintura da Imagem de Jesus Misericordioso e publicou santinhos com a oração do Terço da Misericórdia.  

Com isso, padre Miguel Sopoćko conheceu profundamente a Misericórdia Divina, pois passou a estudá-la a fim de dar fundamentação teórica para a devoção. E o resultado dos seus estudos foram os muitos livros e artigos que ele publicou sobre a Misericórdia Divina. 

No Brasil, a Editora Divina Misericórdia publicou até o momento dois livros de sua autoria. São eles: A misericórdia de Deus em Suas obras, vol. 1 e vol. 2.

Contudo, padre Miguel Sopoćko interessou-se tanto pela devoção a Divina Misericórdia que passou a dedicar sua vida a realizar os desejos de Jesus manifestados a Santa Faustina. Por isso, em 1941, ele fundou a Congregação das Irmãs de Jesus Misericordioso, conforme Jesus havia pedido. 

Sobre o padre Miguel Sopocko, o próprio Jesus se expressou a Santa Faustina 

“É um sacerdote segundo o Meu Coração. 
(…) Por ele agradou-Me divulgar 
a honra à Minha misericórdia” 
(Diário de Santa Faustina, 1256). 

“Pelos seus esforços uma nova luz brilhará na 
Igreja de Deus para o consolo das almas” (Diário, 1390). 

Contudo, durante a Segunda Guerra Mundial, devido à repressão do exército alemão, padre Miguel Sopoćko teve que deixar Vilnius, cidade onde foi ordenado sacerdote. Por isso, até o ano de 1944 ele permaneceu exercendo o sacerdócio na clandestinidade, em Czarnym Borze – uma pequena cidade perto de Vilnius.  

Todavia, antes e depois da guerra ele também atuou na Pastoral da Sobriedade. 

14 anos da beatificação  

Foi no dia 28 de setembro de 2008, no Santuário da Divina Misericórdia, em Bialystok (Polônia), que realizou-se a beatificação do Padre Miguel Sopoćko. Logo, neste ano de 2022 completa-se 14 anos de sua beatificação. 

Na cerimônia de beatificação, o Arcebispo  Edward Ozorowski afirmou: 

“Quando perguntamos em que podemos imitar o novo Beato, a resposta vem sozinha: em confiar em Cristo sem reserva – nas dificuldades e alegrias, no sucesso e no fracasso. Podem acolhê-lo como padroeiro os confessores, os capelães militares, os professores, os estudantes e os simples fiéis, especialmente aqueles que lutam contra as adversidades. Para todos se aplicam as palavras que frequentemente ele repetia: Jesus eu confio em Vós”. 

 
Oração pedindo a intercessão do Padre Miguel Sopoćko 

Tanto na Polônia, terra do bem-aventurado, quanto aqui no Brasil, onde a devoção à Divina Misericórdia é muito forte, muitos fiéis têm alcançado graças com o auxílio do padre Miguel Sopoćko. 

De modo especial, muitos casais têm alcançado a graça da paternidade/maternidade pedindo graças pela intercessão do bem-aventurado. 

Contudo, não importa qual seja a graça que você necessita para a sua vida, peça o auxílio deste que tanto ajudou santa Faustina e fez de tudo para propagar a devoção a Jesus Misericordioso. 

Por isso, reze: 

Deus Misericordioso, Vós que fizestes do bem-aventurado padre Miguel Sopoćko um zeloso Apóstolo de Vossa infinita Misericórdia e venerador de Maria, Mãe de Misericórdia, fazei com que, para glorificar a Tua misericórdia e despertar a confiança em Vossa paternal bondade, eu receba a graça que Vos peço (pedir a graça) por sua intercessão, por Cristo Senhor Nosso. Amém. 

Pai-Nosso… Ave-Maria… Glória ao Pai… 

Bem-Aventurado Miguel Sopoćko, rogai por nós!