O Diário de Santa Faustina foi escrito durante os seus últimos quatro anos de vida, entre os anos de 1934 e 1938, por ondem expressa de Jesus Cristo.

 “A tua tarefa é escrever o que te dou a conhecer sobre a Minha misericórdia para o proveito das almas que lendo esses escritos, experimentarão consolo na alma e terão coragem de se aproximar de mim” (Diário, 1693).

Provavelmente você já se perguntou o que acontecia no mundo nos anos em que a Irmã Faustina escrevia o seu Diário. Confira nessa pesquisa o contexto histórico do período de 34 a 38.

Nos últimos quatro anos de vida da Irmã Faustina ocorreram acontecimentos históricos memoráveis e que de fato atormentavam o coração misericordioso de Santa Faustina e a faziam rezar pelo mundo inteiro.

No ano de 1934, ano em que Santa Faustina inicia a pintura do quadro de Jesus Misericordioso com o pintor Eugeniusz Kazimirowski, Adolf Hitler, político alemão que serviu como líder do Partido Nazista, assumia o poder. Uma das suas primeiras iniciativas de política externa foi assinar um pacto de não-agressão com a Polônia, país de Santa Faustina, que após a primeira guerra mundial recebeu duas antigas províncias alemãs da Prússia ocidental, Poznan e Alta Silésia.

Em 1934, mesmo ano em que Faustina começa a anotar os seus diálogos com Jesus no Diário, a pedido de seu confessor Miguel Sopocko, iniciou um contexto político dramático na Europa. Hitler mandava executar seu aliado Ernst Röhm, por pretender transformar as AS – Milícias Paramilitares – (Sturmabteilung) num exército sob seu poder. Ao mesmo tempo, Na União Soviética, Sergei Kirov, um dos mais próximos colaboradores de Josef Stalin é assassinado em Leninegrado por ordem do próprio Stalin.

Ainda em 34,  iniciou-se a ‘Grande Marcha da China’, cerca de 100 mil combatentes do Exército Vermelho da China começaram uma marcha de mais de 10 mil quilômetros em apoio ao líder Chinês Mao , em seguida, vários conflitos  provocaram a morte de 80% dos participantes da marcha.  Já na questão militar, estacionadas junto da fronteira da Somália Italiana, as Tropas da Abissínia atacaram uma guarnição fronteiriça italiana, dando início a conflitos.

Em 1935, a ultramoderna força aérea da Alemanha nazi, a Luftwaffe, é organizada secretamente e Hitler começa a instituir o serviço militar. Ele assina também dois decretos, conhecidos como ‘Leis de Nuremberg’, que redefiniam a nacionalidade alemã: um deles estabelecia que apenas podia ter cidadania alemã quem fosse na “nacionalidade alemã ou de sangue afim”; o outro definia todos os judeus como “não sendo de sangue alemão”. No mesmo ano, Jesus ensina Santa Faustina a rezar o Terço da Divina Misericórdia com oração de súplica para acalmar a ira de Deus.

Na Índia, um terremoto fez mais de 30.000 vítimas mortais, 20.000 das quais na cidade de Quetta. No ano seguinte, começou a Guerra Civil Espanhola que perdurou até 1939. Esse conflito armado envolveu facções políticas e militares de grande porte.

No ano de 1937, a França começa a se proteger do governo alemão e fortifica a fabricação de armas no país. O Japão invade a China, acontecimento que marca o início da Segunda Guerra Mundial na área do Pacífico. Santa Faustina começa a adoecer.

Em 1938, O general Franco estabelece o seu governo em Espanha, dando início a uma ditadura que duraria 40 anos. Na Alemanha, acontece a Conferência de Munique que determinou a ocupação de parte da Tchecoslováquia pelos alemães. Santa Faustina falece.

Em 1939, a Alemanha invade a Polônia.

Informações: Dados do Holocausto / www.dw.com/ Diário de Santa Faustina, Ed. 44 – Editora Divina  Misericórdia, Curitiba-PR.