Fundado na Polônia em 1670, os Padres Marianos estabeleceram raízes nos Estados Unidos há 105 anos. A missão no Brasil teve início na década de 1960, resultado de conversas em Roma durante o Concílio Vaticano II.
Respondendo aos apelos do Papa João XXIII, que os pediu para servir como missionários em países sul-americanos que careciam muito de padres. Também nesta oportunidade o superior geral dos Marianos sentou-se próximo a um bispo do Brasil. Os dois começaram a conversar e então o bispo pediu que os Marianos considerassem a possibilidade de abrir uma missão brasileira para ajudar a resolver a falta de padres.
Os Marianos poloneses prontamente zarparam para servir nas paróquias brasileiras. Primeiramente cinco marianos abriram uma missão no norte do Brasil em 1964 e outro grupo chegou cinco anos depois e começou a trabalhar em Curitiba. O primeiro Padre Mariano nascido no Brasil foi ordenado em 1985, chamava-se Padre Luiz Grudzinski.
Os padres atuam de forma direta na ação pastoral e evangelizadora em 10 paróquias, no Sul, Sudeste e Nordeste do país (Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Turvo-PR; Paróquia Nossa Senhora da Salette, Manoel Ribas-PR; Paróquia Santo Antônio, Manoel Ribas-PR; Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Adrianópolis-PR; Paróquia São Jorge, Curitiba-PR; Paróquia-Santuário da Divina Misericórdia, Curitiba-PR; Paróquia Sagrada Família, Curitiba-PR; Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Mongaguá-SP; Paróquia São Sebastião, Rio de Janeiro-RJ; Paróquia Imaculada Conceição. Crateús-CE).
Nestas paróquias, inspirados na espiritualidade do Padre Fundador Santo Estanislau de Jesus e Maria Papczyński e no lema do Padre Renovador Bem-Aventurado Bispo Jorge Matulaitis-Matulewicz: “Por Cristo e pela Igreja”, procuram ser presença evangelizadora na obediência ao magistério eclesial e às necessidades do tempo atual.
A comunidade brasileira dos Padres Marianos assumiu a propagação da Devoção à Divina Misericórdia como missão fundamental.
A Província dos Padres Marianos no Brasil, foi erigida em 8 de setembro de 1998, hoje completa 22 anos.
Em seu nome ― Província Brasileira da Divina Misericórdia ― há oficialmente a evidência da intrínseca relação dos Marianos com a propagação da devoção à Divina Misericórdia, dimensão integrante do seu carisma.
A Província Brasileira da Congregação é localizada no bairro Portão, em Curitiba-PR.
Atual Conselho Provincial
Padre Jair Batista Souza, MIC
Provincial
Padre Claudio G. dos Santos, MIC
Vice Provincial e I Conselheiro
Padre Jan Bacal, MIC
II Conselheiro
Padre Edilson Rodrigues de Medeiros, MIC
III Conselheiro
Padre Silvio Rodrigues Roberto, MIC
IV Conselheiro