A história do Santuário da Divina Misericórdia, em Curitiba-PR, começa muito antes da sua construção.
Em 1984, o padre Jan Glica, MIC, ainda como Pároco na Paróquia Sagrada Família, no bairro Portão, em Curitiba, teve seu primeiro contato com a Devoção a Divina Misericórdia, a partir do seu amigo, o Padre André Krzymyczek, MIC.
Alguns anos se passaram, e os dois padres ficaram sabendo de um terreno de 60 mil m², localizado próximo à Estrada do Ganchinho, no Umbará, que o senhor Hermínio Nichele havia oferecido como herança à sua filha religiosa, Elvira Nichele, ASCJ.
O Padre Jan entrou em contato com as Irmãs, com a intenção de comprá-lo. “Em 1993, durante a Festa do Sagrado Coração de Jesus, conversando com as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, questionei o que elas fariam com o terreno; perguntei para a Madre Superiora, Alice Reginato ‘Irmã, desses 60 mil m² não poderia me doar um pedaço para eu construir o Santuário?’ Naquele momento eu vi alguma coisa nos olhos dela”, recorda o Padre Jan.
A Irmã Alice levou o caso ao Conselho Provincial que depois foi levado para a Madre Geral em Roma, de onde veio uma surpresa. A Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus completava 100 anos de fundação, em 1994. E como ação de graças, o terreno foi doado por elas para a construção do Santuário da Divina Misericórdia.
O decreto da criação da paróquia (segundo o livro tombo) tem data de 1° de julho de 1994 e a Santa Missa de posse do Pároco aconteceu no dia 24 de julho do mesmo ano, com a presença de Dom Pedro Fedalto, então, arcebispo de Curitiba. No ano seguinte, o Padre Jan Glica, MIC, iniciou a construção da igreja.
“Nós ganhamos 20 mil m² para a construção do Santuário. Fiquei imensamente feliz. Mas começava a me preocupar por ser uma região muito deserta. Também foi incluído na escritura que durante 20 anos nós deveríamos construir o Santuário da Divina Misericórdia”.
“(…) Eu quero explicar uma coisa muito importante: Jesus não quis ajuda de fora. Jesus quis que esta obra fosse construída com a ajuda de brasileiros. E depois eu pude ver que justamente por causa disso a obra no Brasil se tornou mais notória e conhecida. Todo mundo trabalhava com amor, muitos traziam doações de madeira, tijolos, pedra, material hidráulico e elétrico, eu pagava praticamente só a mão de obra. Portanto quero encorajar os meus Irmãos Marianos que trabalham aqui [Santuário], que não tenham medo, porque Deus vai proporcionar condições para que essa obra frutifique”, conta o Padre Jan Glica.
DATAS IMPORTANTES
No dia 24 de julho de 1994 o Arcebispo de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, celebrou uma Santa Missa campal, fundou a Paróquia Divina Misericórdia e empossou o primeiro pároco, Padre Jan Glica, MIC. No dia 17 de agosto de 1997 o mesmo arcebispo abençoou a pedra fundamental do futuro Santuário.
Em 2000, no mês de outubro, foi organizado o primeiro Congresso Nacional da Divina Misericórdia, com duração de três dias.
No dia 25 de abril de 2001, Dom Pedro Fedalto conferiu à paróquia o título de Santuário Diocesano da Divina Misericórdia.
A consagração do Santuário foi realizada no dia 28 de abril de 2002. Neste ano de 2022, comemoramos 20 anos da celebração de Dedicação do Santuário da Divina Misericórdia. Recorda-se que cerca de 400 devotos estiveram presentes na solenidade de dedicação presidida pelo então Arcebispo de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, junto com os Padres da Congregação Mariana, destacamos o Padre Marcos Szczepaniak (na época provincial), o Padre Jan Glica (responsável pela construção do Santuário) e o Padre André Krzymyczek que foi o grande pioneiro na divulgação da Devoção à Misericórdia Divina no Brasil, fundador do Apostolado da Divina Misericórdia, hoje Editora Divina Misericórdia.
Ano após ano, o Santuário ganha mais reconhecimento e recebe cada vez mais fiéis de diferentes partes do país. O Grupo de Oração, que acontece às terças-feiras, tornou-se referência nacional, chegou a reunir cerca de 5 mil pessoas nos Cercos de Jericó. Atualmente
Além das Santas Missas, é celebrada diariamente a Hora da Misericórdia e novenas à Imaculada Conceição, nas quartas-feiras.
Outra data também importante para o Santuário é a celebração da Festa da Misericórdia, segundo o desejo expresso de Jesus por meio de Santa Faustina. A Festa da Misericórdia foi instituída pelo Papa João Paulo II, no ano 2000, para toda a Igreja. Antes disso, a Festa da Misericórdia já era celebrada no Santuário/paróquia com missas campais que reúnem devotos de Curitiba, Região Metropolitana e estados vizinhos. Todos chegam a este lugar sagrado para glorificar a Divina Misericórdia.
O Santuário da Divina Misericórdia é hoje um centro de divulgação da Devoção à Misericórdia Divina. A partir da Editora Divina Misericórdia muitos materiais a respeito da Divina Misericórdia foram traduzidos para o português e as edições do Diário de Santa Faustina, Apóstola de Jesus Misericordioso, alcançaram milhares de exemplares.
Leio esta matéria com forte pulsar no coração. Pois antes de ler o Diário da Irmã Faustina eu era uma pessoa morna, hoje graças a Deus meu coração se revestiu da misericórdia divina sou forte nas orações, nos pensamentos na maneira de agir e sem medo de falar da misericórdia divina.
JESUS Misericordioso eu confio em Vós.
Obrigada por sua mensagem de fé Glace. Que testemunho lindo, obrigada por compartilhar!
Amém! Que você possa continuar testemunhando sempre as maravilhas de Jesus.
Preciso muito de oração, irmãos. Orem por mim!
Conte com as nossas orações José! O seu pedido está aos pés de Jesus Misericordioso.
Deus o abençoe!
Eu tenho uma grande devoção a Jesus Misericordioso. Li o livro da Irmã Faustina e minha confiança na Misericórdia de Jesus está crescendo sempre mais. Gostaria de espalhar esta preciosa devocão entre o povo, mas não tenho nenhum material.
Se tivesse algum Santinho e outros materiais gostaria muito de fazer este Apostolado no meio do p
povo. Todo ano faço também a Novena a Jesus Misericordioso. Neste ano aqui na paróquia o
Padre Junior fez o Domingo da Misericórdia um dia de Adoração e Oração.
Que boa notícia Irmã Maria! Ficamos muito felizes. Amém!
Sempre que tiver algum testemunho nos envie também no e-mail jornalismo@divinamisericordia.com.br
Sobre os santinhos, nós temos alguns em nossa Loja Virtual, você pode clicar nesse link para conferir https://loja.misericordia.org.br/santinhos
Ou você pode ligar no nosso televendas 41 3148-3200 e verificar quanto é o frete para a sua região.
Deus abençoe você e toda a sua comunidade!
Belíssima obra conheci Santa faustina a 2 anos nos momentos mais difíceis da minha vida . Ela me levou a Jesus misericordioso , sempre ouvi falada misericórdia mais nunca tive uma explicação clara . Era uma palavra comum,
Muito bom saber essa história, seria ótimo acrescentarem as fotos da antiga igreja de madeira construída, e a transição do que é hoje.