O Dia dos Avós é uma data comemorativa que tem relação com Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus Cristo, através de sua filha, a Virgem Maria.

Santa Ana e São Joaquim são mencionados nos escritos apócrifos e na tradição oral como os pais de Maria, a mãe de Jesus. Como resultado, eles são considerados os avós maternos de Jesus Cristo.

Para tanto, a Igreja Católica celebra a festa de São Joaquim e Santa Ana no dia 26 de julho, data que coincide com o Dia dos Avós. A escolha dessa data está relacionada à tradição da família sagrada, destacando a importância e o papel especial dos avós na vida das famílias e na transmissão da fé e dos valores religiosos de geração em geração.

Assim, o Dia dos Avós é uma ocasião para honrar e agradecer aos avós por seu amor, orientação e cuidado, ao mesmo tempo em que se lembra do papel significativo que São Joaquim e Santa Ana desempenharam na história da salvação, como os avós de Jesus Cristo.

 

Joaquim e Ana

 

O casal Joaquim e Ana não tiveram filhos durante vinte anos. Naquela época, para os judeus, não ter descendentes era um sinal da falta de bênção de Deus. Então, certo dia, ao levar suas ofertas ao Templo, Joaquim foi repreendido por um homem pelo fato de não ter filhos. Por essa razão, ele não tinha o direito de apresentar as ofertas.

Joaquim ficou transtornado com as palavras do homem e decidiu retirar-se para o deserto. Durante quarenta dias e quarenta noites, ele suplicou a Deus, entre lágrimas e jejuns, que lhe desse descendentes. Ana também passou dias em oração, pedindo a Deus a graça da maternidade.

Assim, Deus ouviu as preces do casal e um anjo apareceu a eles, separadamente, avisando que iriam se tornar pais.

Tornaram-se pais da mulher que pela sua dor salvaria o mundo, dando à luz ao Salvador.

Rezemos juntos!

 

“São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, exemplos de perseverança na fé e na criação da mãe do Salvador, interceda a Jesus por todos os avós. Amém.”

 

São Joaquim e Sant’Ana, rogai por nós!