O CEN2016 será em Belém do Pará do 15 ao 21 de agosto de 2016

A Arquidiocese de Belém promoveu nessa segunda-feira (05), na Federação das Indústrias do Pará, o Coquetel de Lançamento do Projeto CEN2016, momento que envolveu diversos representantes de instituições públicas e privadas.

O evento foi organizado com a parceria da FAEPA (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará) e da FIEPA (Federação das Indústrias do Pará). Na ocasião, os presidentes das instituições Carlos Xavier (FAEPA) e José Conrado (FIEPA), bem como representantes de outras instituições, formalizaram a parceria com a Arquidiocese de Belém, representada por Dom Alberto Taveira Corrêa e Dom Irineu Roman, para fazer o Congresso Eucarístico acontecer da melhor forma, como Deus merece.

Em acolhimento a todos os presentes, Dom Alberto falou da importância do evento para nossa Capital, uma vez que a cidade de Belém comemorará seu quarto centenário e também os quatrocentos anos de evangelização da Amazônia. “Arquidiocese de Belém tem em mãos a responsabilidade de mostrar para o Brasil as nossas riquezas, uma vez que temos muito para dar, ao contrário do que alguns veem a Amazônia como um lugar que só tende a receber o que vem de fora. A maior riqueza que podemos oferecer é a nossa fé como expressamos em nosso tema (Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária) e lema (Eles o reconheceram no partir do Pão)”. O Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, complementou a fala do Arcebispo dizendo que “o CEN é uma importante ação para comemoração dos 400 de Belém, fato é que faz parte da programação oficial da Capital. Bem mais que uma oportunidade para turismo e economia, uma forma de mostrar para o Brasil o que temos de melhor”.

Também marcaram presença representante do clero da Arquidiocese de Belém, membros das comissões organizadoras do CEN2016, além de diretores do círio de Nazaré, bem como jornalistas da imprensa local.

O momento ainda teve apresentação do hino do primeiro Congresso Eucarístico em Belém, em 1953, além do hino do XVII CEN, com participação de Padre Carlos Augusto Azevedo da Silva (Letra) | Paulo José Campos de Melo (Melodia).

O Projeto CEN2016 é resultado do planejado conduzido pela comissão central do CEN2016 junto com a empresa organizadora BM Promoções. Trata-se de uma entre outras ações que a Arquidiocese tem promovido para a realização da segunda edição da maior festa católica do Brasil, momento em que todos os católicos voltam os seus olhares para capital paraense.

O CEN2016

Serão mais de meio milhão de pessoas participando do CEN2016 que acontecerá entre 15 e 21 de agosto de 2016. Haverá Celebrações Eucarísticas no Estádio do Mangueirão; Feira de Exposição Arte-Sacra, Feira Católica, Simpósio Teológico e Workshops no Hangar Eventos; Chegada a Procissão Eucarística Fluvial no Portal da Amazônia; Missas em diversos ritos; Diversas celebrações nas paróquias e Catedral com presidência de Cardeais, Bispos e Legado Pontifício; Missa de encerramento na Basílica do Santuário, com procissão eucarística rumo ao Forte do Presépio – local da fundação da cidade de Belém do Pará e o início da evangelização da Amazônia.

São esperados leigos, religiosos, Comunidades de vida e religiosa, sacerdotes, bem como 300 bispos de todo Brasil. Também haverá participação de Cardeais, o Núncio Apostólico do Brasil (Dom Giovanni D’Aniello) e representante do Santo Padre diretamente do Vaticano.

O Congresso Eucarístico

O Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus.

O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, de que participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. De lá para cá, outros países quiseram repetir a bela iniciativa.

No Brasil já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais. O primeiro foi realizado em 1933, em Salvador – BA; o XVI Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília, de 13 a 16 de Maio de 2010.

fonte: Zenit