A cidade de Curitiba, capital do Paraná, é a sede do primeiro Santuário da Divina Misericórdia no Brasil, um lugar de acolhida e de encontro das almas com a Misericórdia de Deus. O Santuário recebe cerca de 50 mil visitantes por ano. Hoje, Curitiba completa 330 anos, desses, 40  de berço da propagação de Jesus Misericordioso e da devoção à Santa Faustina.

A seguir, confira algumas curiosidades religiosas e algumas ligações entre nossa querida Curitiba com a devoção à Divina Misericórdia, começando pelo Santuário Divina Misericórdia.

Santuário no Umbará

O Santuário é um espaço para vivenciar a fé, a paz e a misericórdia de Deus.  Chamou mais a atenção ao iniciar celebrações de forma drive-in, no auge da Pandemia, reunindo fiéis católicos para fortalecer sua fé, apesar das dificuldades. Ano após ano, a Divina Misericórdia cresce em estrutura, fiéis, reconhecimento e força religiosa. O Grupo de Oração, que acontece nas terças-feiras, por exemplo, recebe cerca de 3 mil pessoas no Cerco de Jericó. Além das Santas Missas, também é celebrada diariamente a Hora da Misericórdia e novenas à Imaculada Conceição, nas quartas-feiras.

Outra atividade importante para o Santuário é a Festa da Divina Misericórdia que acontece em abril, com uma programação especial, inclusive com shows religiosos nacionais. Neste ano a Festa será de 07 a 16 de abril. Confira aqui a programação!

Congregação Mariana e fundação do Santuário

Em 1967, o Pe. Jakimovicz assumiu a Paróquia de São Jorge no bairro Portão, à qual os Marianos sempre estariam unidos a partir desta data, tornando-se uma espécie de cartão de visitas do apostolado mariano em território brasileiro. Logo, no ano de 74, a região se tornou a sede oficial da Congregação no Brasil, obra do Pe. Jan Glica, que foi abençoada por Dom Pedro Fedalto, Bispo Metropolitano.

O Padre Jan Glica foi o primeiro pároco e, também, responsável pela construção da Paróquia Santuário da Divina Misericórdia, iniciada em 1994. O Padre Jan também foi um grande promotor da devoção à Divina Misericórdia, junto do missionário polonês Padre André Krzymyczek, com quem trabalhou desde 1980 empenhado na divulgação da devoção.

A capital: Curitiba

Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que mais tarde se chamou Curitiba. Em 1853 foi conquistada a emancipação do Paraná, e assim, Curitiba se tornou capital, hoje conhecida como Capital Ecológica, devido suas grandes áreas verdes.

Em questão religiosa, a cidade é fortemente católica. Tem como sua padroeira, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, com comemoração no dia 08 de setembro. O Santuário está localizado no sul de Curitiba, no setor Pinheirinho.

Visita de João Paulo II à Curitiba, o Papa da Misericórdia

Curitiba, que é o berço de divulgação de Santa Faustina, missionária da misericórdia, recebeu a visita do Papa João Paulo II – que mais tarde foi o responsável por beatificar e canonizar Maria Faustina Kowalska, sua conterrânea polonesa.

João Paulo II desembarcou na capital paranaense no dia 05 de Julho de 1980, sendo o visitante mais ilustre a pisar em solo curitibano. Falou para mais de 60 mil pessoas no Estádio Couto Pereira. No dia seguinte, celebrou uma missa em frente ao Palácio Iguaçu para mais de 700 mil pessoas.

Turismo e o Bosque do Papa

O Bosque do Papa foi inaugurado em dezembro de 1980 em homenagem à visita ilustre do Papa João Paulo II. Além disso, traz a história da colônia polonesa que foi importante para o desenvolvimento da cidade. Uma área que oferece beleza, tradição e fé, e é aberta para visitação todos os dias.

Editora Divina Misericórdia

Localizada em Curitiba, é o centro de divulgação da devoção à Divina Misericórdia. A partir da Editora muitos materiais foram traduzidos para o português-brasileiro. Já atingiu, por exemplo, a marca de 1 milhão de Diários de Santa Faustina produzidos. Assim, é a principal propagadora da Devoção a Jesus Misericordioso e de Santa Faustina.

Em resumo, temos muitas histórias para contar em Curitiba e que liga nossa história à capital do sorriso. Parabéns, Curitiba pelos 330 anos.

No Instagram da Editora está rolando um Quiz sobre curiosidades de Curitiba, participe lá!