D. Pedro Fedalto, foi Arcebispo de Curitiba de 1971 a 2004

Nasceu no dia 11 de agosto de 1926 na Colônia Antônio Rebouças – Município de Campo Largo/PR. Foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1953 e sua sagração episcopal ocorreu em 28 de agosto de 1966. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba de 1966 a 1970 e administrador apostólico diocesano no ano de 1970 (após a morte de D. Manuel da Silveira), sendo empossado como arcebispo no dia 28 de fevereiro de 1971. Seu lema “A verdade na caridade” foi marca registrada de seu serviço durante os mais de 30 anos em que serviu a Arquidiocese e a CNBB do Paraná como presidente por 28 anos.

D. Pedro teve papel importante na reestruturação e descentralização da Arquidiocese de Curitiba. Para melhor evangelizar, descentralizou a Arquidiocese em quatro grandes áreas pastorais, divididas em 18 setores, contando 3 áreas aos bispos auxiliares e reservando para si o centro da Arquidiocese. Criou 74 novas paróquias, ordenou 74 padres diocesanos, e acolheu congregações femininas e masculinas.

Deixou as funções de arcebispo em 2004. Mesmo afastado das funções de arcebispo, D. Pedro continua ativo na Igreja. Hoje, mora no Seminário São José e dá aulas de boas maneiras e História da Igreja no Paraná para os meninos, além de celebrar missas semanalmente.

  • Dom Pedro Fedalto fez a Dedicação do Santuário da Divina Misericórdia, no dia 28 de abril de 2002. Clique aqui e confira como foi.

“Sou grato a Deus pela família religiosa que tive, a qual me ensinou a viver cristãmente desde o berço, aos meus professores catequistas, ao seminário, aos meus reitores e bispos. Minha maior gratidão até o fim da vida é a Dom Manuel da Silveira d’Elboux, que me ordenou sacerdote, me ensinou a ser padre e bispo.
Muita gratidão ao Papa João Paulo VI que me nomeou bispo. Reconhecimento elevadíssimo ao Papa João Paulo II pela visita e acolhidas carinhosas que tive, ao Papa Bento XVI com quem me encontrei em 2005 e ao Papa Francisco, a quem encontrei na véspera da Jornada Mundial da Juventude em 2013.
Confesso-me profundamente grato os bispos de Curitiba, Brasil e America Latina, a todos os sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, funcionários, autoridades civis e militares e leigos da arquidiocese. Agradeço a proteção de Nossa Senhora do Carmo e continuo sempre sob  a valiosíssima proteção” – diz um dos trechos finais da radionovela.

Confira abaixo os capítulos da Radionovela Dom Pedro Fedalto, uma vida dedicada à Igreja – produção da Rede Evangelizar de Rádios.

Neste aniversário de 94 anos, deixamos aqui nossos desejos de paz e bênção para este homem de Deus!


Capítulo 1 – Genealogia e a família Fedalto no Brasil


Capítulo 2 – O caminho dos pais de Dom Pedro Fedalto


Capítulo 3 – A história de Dom Pedro Fedalto


Capítulo 4 – Vocação Sacerdotal


Capítulo 5 – Nomeação de Bispo-Auxiliar


Capítulo 6 – A visita do Papa


Capítulo 7 – Vocação e gratidão

Fonte: Arquidiocese de Curitiba-PR.