A conta do Facebook ‘Amigos do Iraque’ difundiu as fotos da igreja católica recém-inaugurada no dia 13 de novembro no Acampamento de Refugiados Virgem Maria, localizado em Bagdá (Iraque).
A construção do templo foi possível graças às doações procedentes de diferentes partes do mundo e com a ajuda da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Comentaram que “é muito caro construir em Bagdá, por isso reutilizamos materiais dos acampamentos temporários, onde receberam os refugiados logo que começou o conflito”. O engenheiro encarregado da obra, Abu Rami, não cobrou nada pelo seu trabalho e, além disso, colaborou com a compra de alguns materiais.

Nesta Igreja simples, explicaram, serão celebradas missas aos sábados e domingos, e será utilizada para outras atividades durante a semana.

“Como as necessidades são tantas, tentamos aproveitar ao máximo os recursos que temos. Mas isto não importa! É como toda obra de Deus, pobre, mas abundante em frutos! E é obra de todos! Dos refugiados que a desfrutam e de todos aqueles que tornaram esta Igreja possível!”, expressaram.

Na segunda-feira, 16 de novembro, chegou ao país o novo Núncio para o Iraque e Jordânia, o Arcebispo espanhol Dom Alberto Ortega. Sua primeira atividade oficial foi visitar o campo de refugiados.

Dom Ortega se reuniu com os refugiados e religiosos na igreja recém-inaugurada e rezaram juntos a oração do Pai Nosso e a Ave Maria em siríaco, dialeto do aramaico usado por Cristo para ensinar os apóstolos a rezar. Depois o Núncio dirigiu umas palavras aos presentes que foram traduzidas por Dom Jean Sleiman, Arcebispo de Bagdá.

Em seguida, Dom Ortega contou que se encontrou várias vezes com o Papa Francisco e que este lhe transmitiu sua preocupação pelos cristãos perseguidos por quem tem “um carinho especial”.

Cabe recordar que o Santo Padre pediu orar “por estes irmãos e irmãs que sofrem por causa da sua fé, na Síria e no Iraque”.

“(O Núncio) exortou os sacerdotes e religiosos que trabalham pelos cristãos perseguidos, destacando uma proximidade especial com os sacerdotes do Instituto do Verbo Encarnado (IVE), pela história em comum entre Espanha e Argentina. Imaginem o efeito de suas palavras consoladoras no coração de nossos cristãos que passaram por momentos tão difíceis e que se sentiram tentados em que estavam abandonados!”, informaram os ‘Amigos do Iraque’.

Logo depois de cantar junto aos fiéis em árabe, Dom Ortega lhes deu a bênção. Em seguida, distribuiu algumas mantas a todas as famílias do campo de refugiados, pois o inverno se aproxima.

O Arcebispo ainda visitou algumas das famílias no acampamento, entre elas uma senhora que luta contra o câncer, um homem que não pode caminhar devido a um acidente e dois casais que tiveram filhos nos últimos meses.

“Foi uma tarde de muita felicidade e esperança para todos”, concluíram.