Uma religiosa das Irmãs Trovadoras da Eucaristia participou vestida com hábito da Meia Maratona de Cúcuta (Colômbia), no domingo, 3 de junho. A Irmã Carmen Vilches, natural da cidade venezuelana de Maracaibo, contou em entrevista ao Grupo ACI que a sua comunidade soube da competição um dia antes, pois “as jovens que estão em formação queriam vender biscoito em Cúcuta a fim de conseguir uma ajuda econômica e lhes disseram que as ruas estariam fechadas porque iam realizar uma maratona”.

As religiosas vivem na cidade de Pamplona, ​​localizada na região norte de Santander, e pediram permissão à superiora para participar do evento. Ela autorizou, “desde que usassem o hábito”. Quando se inscreveram, descobriram que “havia apenas uma vaga disponível”. Então, escolheram a Irmã Carmen, que pertence à congregação há sete anos.

Carmen explicou que o motivo dela ter participado foi porque é muito apaixonada pelo esporte e as irmãs já tinham visto esse talento nela, especialmente na resistência ao correr ou jogar. Apesar de nunca ter participado de uma maratona, a religiosa de 29 anos comentou que jogava vôlei e kickball quando estava na escola.

A religiosa venezuelana contou também que correr na maratona “foi uma experiência maravilhosa e única, pois já havia recebido uma motivação das irmãs, especialmente da superiora Madre Ángela Angarita González. Ver as pessoas me apoiando e dizendo ‘vamos irmã’ me deixou muito alegre, porque não mencionavam a Carmen, mas o fato de ser religiosa. Eu também fiquei emocionada por poder correr e dar testemunho de Deus nas ruas de Cúcuta”, expressou.

Entre os 1500 participantes, a freira chegou em 15ª lugar e os organizadores ficaram felizes com a participação de uma religiosa de hábito. O prefeito de Cúcuta deu uma contribuição econômica de um milhão de pesos para a comunidade. A religiosa afirma que quer participar novamente da maratona.

As Irmãs Trovadoras da Eucaristia são uma das congregações mais jovens da Colômbia. Seu trabalho apostólico começou em 2006, com a autorização de Dom Gustavo Martínez Frías, então Arcebispo de Nova Pamplona. Parte de seu apostolado é usar a arte para evangelizar, pois algumas das suas atividades são o teatro, a música, a dança e a poesia. Em 2015, as irmãs chamaram a atenção dos colombianos porque começaram a andar pelas ruas de bicicleta, como uma forma de cuidar do meio ambiente.

Fonte: Acidigital