O desenvolvimento do bebê mês a mês, as transformações e o vínculo mãe e filho

Gerar um filho tem algo de sobrenatural. Toda mãe gostaria de poder enxergar dentro de si para acompanhar o desenvolvimento do seu bebê, vê-lo crescer, admirar o milagre da vida que floresce secretamente dentro de si. Este livro promete ser este enxergar.

O secreto florescer da vida apresenta para as mamães o desenvolvimento do bebê mês após mês, detalhando o que acontece desde a concepção e tudo o que se forma no corpo do bebê no decorrer das semanas. Com uma linguagem acessível e bem compreensível, apesar de ser recheado de informações científicas, o livro conduz as mamães para uma viagem para dentro de si mesmas, tornando possível a imaginação do serzinho que floresce em seu ventre. As ilustrações contidas no livro foram desenhadas de modo a contribuir para essa visualização.

Este livro surgiu como uma forma de valorização da vida que, como sabemos, inicia-se desde a concepção. Trata também das transformações que ocorrem no corpo da mulher durante a gestação, no parto e no pós-parto, e aborda assuntos pouco debatidos no contexto geral da sociedade, como o puerpério. A bióloga e doula Bruna Ciupka Caputo Morselli, a autora, destaca a importância de evidenciar as mudanças e adaptações que ocorrem no corpo e no psicológico da mulher durante este período. “Puerpério é período de mudanças e adaptações. Para a mulher, a melhor forma de passar por esse período é aceitando-o como um tempo de desacelerar, tempo de meditação e contemplação do milagre da vida”, esclarece.

A amamentação é outro tema evidenciado pela autora. Bruna expõe a idéia de que amamentar nem sempre é um processo espontâneo ou fácil. Muitas mães sentem-se desestimuladas na primeira tentativa de amamentar, pois, ao contrário do que se vê nas mídias, podem ocorrer algumas dificuldades. A autora encoraja a amamentação, pois traz benefícios inumeráveis para a mãe e o bebê. É com persistência, ela destaca na obra, que esse processo deve se tornar “belo, tranquilo, saudável”.

A autora vai ainda mais longe. Para concluir o livro, ela apresenta um posfácio com informações sobre o que ocorre no corpo do bebê logo após o nascimento. O texto chama a atenção para algo que ela chama de “aspecto maravilhoso da vida humana”, que nada mais é do que “a capacidade de estar sempre se desenvolvendo” ao longo de toda vida.

Publicação da Editora Apostolado da Divina Misericórdia em parceria com Casa Pró-Vida Mãe Imaculada.
Páginas: 80
Lançamento: Março de 2019

Disponível em https://loja.misericordia.org.br