O nome da mãe de Santa Faustina era Marianna Babel Kowalska. Em 25 de agosto de 1905, às 8 da manhã, deu à luz à pequena Helena (nome de batismo de Faustina), na ladeia de Glogowiec, na Polônia. Com 30 anos, era o seu terceiro parto e Faustina teria mais sete irmãos.

Seu marido Estanislau, pai de Faustina, era quem ajudava a jovem Marianna na criação dos filhos, todos com uma educação cristã exemplar. No livro biografia de Santa Faustina, sua mãe é citada em vários momentos, aparecendo sempre como uma mulher forte, que cuida dos afazeres de casa e dos filhos, apesar de toda a dificuldade da época.

Marianna era da família Babel, nasceu em 08 de março de 1875, no povoado de Mniewo, na região de Kolo. Casou-se com Estanislau com apenas dezessete anos na Paróquia São Nicolau em Dabie, no dia 09 de novembro de 1892.

A mãe de Faustina  era enérgica, trabalhadora, obstinada e dedicada à família. A pequena Helena por vezes contava a mãe suas visões de infância, com apenas 7 anos,  que a repreendia, pois a filha não dormia e dizia que precisava ficar acordada para rezar. A mãe até recordou em documentos sobre a vida de Faustina, que a menina pedia para dormir à tarde, porque estava sempre com sono, pois virava à noite rezando.

Sua mãe também escreveu que com apenas 9 anos, Santa Faustina recebeu a primeira comunhão e voltou sozinha para casa. Uma vizinha a viu e perguntou o por que de estar voltando sem ninguém e ela respondeu: “Não estou sozinha, estou com o Nosso Senhor”, desde a infância Faustina sabia da importância de cada momento religioso vivido, uma vocacionada a vida religiosa.

A mãe ainda relembrou que a pequena Helena queria ir à igreja todos os dias. Mas, infelizmente por vezes a mãe não deixava, pois tinha muitos afazeres em casa. Mas, Helena tinha um coração bom e aos domingos para que pudesse ir à missa, acordava mais cedo, levava as vacas ao pasto e quando o pai acordava, o serviço já estava adiantado para que pudessem ir tranquilos à igreja. Porém, mesmo assim, às vezes ela não ia, isso porque, ela e suas irmãs tinham apenas um vestido e revezavam para ir a casa de Deus. Mas, Helena pegava o livro de orações e no pomar rezava a Santa Missa e ainda ensinava os outros irmãos sobre o significado de cada oração.

Mais tarde ainda, a Mãe rememorou que a filha pediu para ir ao convento, mas foi recusado o pedido por ela e seu pai, pois naquela época era necessário pagar dote para a inserção na vida religiosa e eles não tinham condições.

A mãe de Faustina faleceu em fevereiro de 1965, após 27 anos da filha que morreu em 1938. Marianna foi sepultada no ano em que há a restauração do processo relacionado com a vida e virtudes de Faustina, pois anos antes a devoção a Divina Misericórdia havia sofrido proibições. A restauração foi concluída em 1967 pelo Cardeal Karol Wojtyla, hoje, São João Paulo II, o Papa que beatificou e canonizou Santa Faustina.


Foto: The Divine Mercy
Informações: Biografia de uma Santa - Editora Divina Misericórdia