Este ícone da Virgem Maria com o Menino Jesus se chama “Porta da Misericórdia” e foi levado ao Vaticano para o início do Ano Santo da Misericórdia, inaugurado ontem (08/12) pelo Papa Francisco, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro.

O ícone combina as tradições ocidentais e orientais, este foi escolhido como um sinal de ânimo entre todos os cristãos a fim de alcançar a unidade e a paz no mundo inteiro.

Segundo assinala Rádio Vaticano, o ícone foi recebido em Roma por Tatyana Izhevska, embaixatriz da Ucrânia ante a Santa Sé, e Piotr Novina-Konopka, embaixador da Polônia no Vaticano.

A imagem data do século XVII e provém da Igreja Grego-Católica da Ucrânia presente na cidade polonesa de Jaroslav. O nome do ícone, “Porta da Misericórdia”, foi tirado do texto litúrgico da Quaresma do rito bizantino, através do qual lê-se: “Abre as portas da misericórdia para mim, Mãe de Deus”.

Este ícone foi recebido por São João Paulo II em 1996 e uma cópia deste ícone está em uma igreja na Argentina, onde serviu o falecido bispo ucraniano Stephan Chmil.

O Papa Francisco convocou ao Ano Santo da Misericórdia que começou hoje, 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, e terminará em 20 de novembro de 2016, Festa de Cristo Rei do Universo.

fonte: ACI