De acordo, com São Luís de Montfort, um passo fundamental para a vivência da Consagração à Nossa Senhora é a imitação das 10 virtudes de Maria. Por isso, se você está planejando consagrar-se através do método do livro mariano “33 dias: para um amanhecer glorioso”, que é um retiro espiritual que te prepara para uma consagração, nós vamos te ensinar a rezar a Coroa das Dez virtudes de Maria, ou simplesmente aprenda, para rezar nos momentos em que quer se aproximar e viver as virtudes de Maria Santíssima.

Como rezar a coroa?

A Coroa das dez virtudes de Maria foi composta por São João de Valois e Bem-aventurado Gilberto Nicolas, da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria. Os Padres Marianos desde a sua fundação em 1673 rezam essa oração. Quer aprender?

Em nome do Pai…

Pai-Nosso…

10 Ave-Marias e em cada Ave-Maria, após as palavras: “Santa Maria, Mãe de Deus” acrescenta-se uma das dez virtudes da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Rezando assim: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Pai-Nosso, que estais no céu. Santificado seja o Vosso nome, Venha a nós o Vosso reino, Seja feita a Vossa vontade, Assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, Mas livrai-nos do mal, Amém. Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, Bendita sois vós entre as mulheres; e Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus PURÍSSIMA rogai por nós pecadores, Agora e na hora de nossa morte. Amém. Santa Maria, Mãe de Deus PRUDENTÍSSIMA rogai por nós pecadores, Agora e na hora de nossa morte. Amém. Santa Maria, Mãe de Deus HUMILÍSSIMA rogai por nós pecadores, Agora e na hora de nossa morte. Amém. Santa Maria, Mãe de Deus FIDELÍSSIMA rogai por nós pecadores, Agora e na hora de nossa morte. Amém. Santa Maria, Mãe de Deus PIÍSSIMA rogai por nós pecadores, Agora e na hora de nossa morte. Amém. Santa Maria, Mãe de Deus OBEDIENTÍSSIMA rogai por nós pecadores, Agora e na hora de nossa morte. Amém. Santa Maria, Mãe de Deus PAUPÉRRIMA rogai por nós pecadores, Agora e na hora de nossa morte. Amém. Santa Maria, Mãe de Deus PACIENTÍSSIMA rogai por nós pecadores, Agora e na hora de nossa morte. Amém. Santa Maria, Mãe de Deus MISERICORDIOSÍSSIMA rogai por nós pecadores, Agora e na hora de nossa morte. Amém. Santa Maria, Mãe de Deus DOLOROSÍSSIMA rogai por nós pecadores, Agora e na hora de nossa morte. Amém. Glória ao Pai… Pela Vossa Imaculada Conceição ó Maria, tornai puro meu coração e santa a minha alma. Oremos: Ó Deus, que preparaste uma digna habitação para o vosso Filho pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de todo pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até vós purificados também de toda a culpa, por sua materna intercessão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. Que a Imaculada Conceição da Virgem Maria seja nossa saúde e proteção.

 

Pedidos acrescentados à Oração

Na obra mariana “33 dias para um amanhecer glorioso”, o Padre Michael Gaitley, MIC, traz ainda pedidos que abordam as 10 virtudes de Maria que podem ser acrescentadas na Oração da Coroa:

Primeira Virtude: Pureza

Maria, vós sois a mais pura criatura, em corpo e alma. Ajudai-me a proteger minha pureza corporal por meio da guarda da vista e da fuga de tudo aquilo que poderia levar à luxúria. Ajudai-me a agir e a vestir-me com modéstia, protegendo minha dignidade e reconhecendo também a dignidade do próximo.  Fazei com que minhas intenções sejam puras. Ajudai-me a lutar para que eu faça tudo por Jesus, sem motivações egoístas.

Segunda Virtude: Prudência

Virgem prudentíssima, vós meditastes em vosso coração tudo o que Deus vos disse ao longo de vossa vida. Reconhecestes e meditastes sobre tudo o que Deus vos pediu. Por favor, ajudai-me a desenvolver a mesma postura meditativa. Ajudai- -me a refletir sobre tudo o que Deus faz em minha vida por meio das pessoas que estão ao meu redor, para que eu possa responder a Ele com generosidade.

Terceira Virtude: Humildade

Mãe humilíssima, Deus vos concedeu a extraordinária graça da Imaculada Conceição, não por causa de vossos méritos, mas porque o aprouve fazê-lo. Ajudai-me a aceitar com alegria todas as graças que Deus me enviar diariamente, sabendo que não as mereço.

Quarta Virtude: Fé

Maria, vós sois fidelíssima. Aceitastes tudo o que Deus vos pediu. Grande era o vosso desejo de segui-Lo e de colocar tudo em Suas mãos. Preocupo-me, Mãe fiel, com muitas coisas: minha vida, minha família, meu emprego, meu futuro, o futuro de meu país. Ajudai-me a ter fé em Deus. Ajudai-me a confiar Nele assim como vós confiastes, submetendo todas as coisas à santa vontade dele.

Quinta Virtude: Devoção

Mãe devotíssima e modelo de oração, ensinai-me a orar. Juntai às vossas as minhas simples orações e fazei com que elas se tornem ainda mais agradáveis a Deus. Ajudai-me, acima de tudo, a receber Jesus na Eucaristia com atenção. Ajudai-me a falar com Ele, a amá-Lo e a escutá-Lo.

Sexta Virtude: Obediência

Maria, por meio de vossa amável obediência à vontade de Deus, trouxestes ao mundo o Salvador. Muitas vezes fico dividido entre fazer a minha vontade e a de Deus. Ajudai-me a renunciar à minha vontade obstinada, ainda que às vezes pareça que não tenho chances de mudar. Ajudai-me também a amar a vontade de Deus, mesmo quando for difícil de aceitá-la.

Sétima Virtude: Pobreza

Mãe paupérrima, vossa pobreza foi física e espiritual. Tivestes apenas coisas simples e mesmo assim considerastes tudo como dom de Deus. Às vezes minhas posses se apossam de mim, e eu me esqueço que elas também são dons de Deus na medida em que dão glória a Ele. Ajudai-me a renunciar a qual[1]quer apego aos meus bens que possam me impedir de amar a Deus. Ajudai-me também a ser ainda mais grato por todas as bênçãos materiais e espirituais que recebo de Deus.

Oitava Virtude: Paciência

Maria, modelo de paciência, suportastes todas as coisas com toda a paciência possível. Maria, muitas vezes enfrento dificuldades neste ponto. Quando as coisas não saem imediatamente da maneira como esperava, fico impaciente e às vezes nervoso. Ajudai-me a suportar as provações e os fardos segundo o tempo de Deus, e não de acordo com o meu. Transformai meus momentos de espera, mesmo em coisas tão pequenas quanto um engarrafamento ou uma fila no banco, em momentos de oração serena.

Nona Virtude: Misericórdia

Grande Mãe de Misericórdia, destes-nos Jesus Cristo, a Divina Misericórdia Encarnada. Também intercedeis ininterruptamente por todos os vossos filhos aqui na terra. Ensinai-me a pedir misericórdia a Jesus e a ser misericordioso com o próximo.

Décima Virtude: Dor pelo Pecado

Mãe dolorosíssima, vosso coração ferido e trespassado recorda-me da realidade do pecado e do quanto vós sofreis quando nos afastamos de Deus. Vosso amor por nós é também uma fonte de tristeza, na medida em que permaneceis conosco quando sofremos. Ajudai-me a ter verdadeira contrição pelos meus pecados. Ajudai-me também a vos procurar quando as provações e os sofrimentos da vida parecerem insuportáveis.

 

Aproxime-se de Maria

Se você quer um livro mariano para se aproximar ainda mais de Nossa Senhora e conhecer essa e outras orações dedicadas à Maria Santíssima. Adquira agora mesmo o livro mariano “33 dias para um amanhecer glorioso” da Editora Divina Misericórdia. Aproveite o mês especial com kits de livros marianos com preços que cabem no seu bolso. Saiba todos os detalhes em editoradivinamisericordia.com.