(Foto: Robert Cheaib por Pixabay)

Por conta do ano dedicado a São José, a Igreja concede, neste período, a graça da indulgência plenária. Segundo o catecismo n°1471, “a indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada”. O Padre Eli Carlos da Congregação dos Padres Marianos explica que o Papa Francisco fala que a pena temporal é uma consequência dos pecados. “Carregamos na nossa vida as contradições que são consequência dos nossos pecados. […] o cunho negativo que os pecados deixaram nos nossos comportamentos e pensamentos permanece”, segundo o Papa Francisco. O período para receber as indulgências começou no dia 8 de dezembro de 2020 e vai até o dia 8 de dezembro de 2021. O Pe. Eli MIC esclarece que a igreja indica quatro condições para se lucrar as indulgências: espírito de desapego de qualquer pecado, confissão sacramental, comunhão eucarística e 1 Pai-Nosso e 1 Ave-Maria nas intenções do Santo Padre. O Pe. Eli cita quais são as ocasiões para receber a indulgência. 

As ocasiões para receber indulgência neste ano de São José são as seguintes:

Meditar por pelo menos 30 minutos o Pai Nosso

– Participar de um retiro espiritual de pelo menos um dia, no qual uma das meditações seja sobre São José

– Praticar uma obra de misericórdia corporal ou espiritual

– Recitar o Terço de Nossa Senhora em família, ou entre os noivos

– Confiar todos os dias a própria atividade à proteção de São José

– Rezar pedindo a intercessão de São José pelos que procuram trabalho, para que encontrem um emprego, e que o trabalho de todos seja mais digno

– Recitar a ladainha ou outra oração a São José em favor da Igreja perseguida e pelos cristãos que sofrem qualquer forma de perseguição

– Recitar qualquer oração aprovada pela Igreja em honra a São José nas seguintes datas: 19 de março (Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria); 1º de maio (Memória de São José Operário); na Festa da Sagrada Família; no dia 19 de cada mês; cada quarta-feira (dia da semana dedicado a São José).

O fiel pode receber a indulgência plenária uma vez por dia e pode oferecer para si mesmo ou para uma alma falecida. “Sempre recordando que as indulgências são uma graça da Misericórdia de Deus para nós, uma oportunidade que ele nos concede de conversão, já que uma das condições é o desapego do pecado”, afirma o Pe.Eli Carlos MIC. 

(Foto: WichitS/ iStock)