(Foto: Reprodução da Internet)

Nesta quinta-feira (03) comemora-se o dia de São Francisco Xavier. Esse santo nasceu no castelo de Xavier, na Espanha, em 1506. Aos 18 anos se mudou para Paris e se tornou doutor e professor. Durante o período em que estudou na universidade, ele conheceu Inácio de Loyola. No início a convivência dos dois era um pouco difícil, pois Inácio e Francisco tinham objetivos opostos. Porém, Inácio convenceu Francisco Xavier com a frase: “De que vale a um homem ganhar o mundo inteiro se perder sua alma?”. Dessa forma, o santo começou a participar dos exercícios espirituais de Inácio e depois se tornou cofundador da Companhia de Jesus. O Pe. Eli Carlos da Congregação dos Padres Marianos (MIC) listou 4 ensinamentos de São Francisco Xavier.

1. Missão

Segundo o Pe.Eli MIC, um dos maiores ensinamentos de São Francisco Xavier é o amor pela missão. Ele viveu intensamente o pedido de Jesus: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” Mt 28, 19. A missão dele destacou-se no oriente, sendo conhecido como “São Paulo do Oriente”. São Francisco Xavier é considerado o Padroeiro das Missões.  

2. Oração

Pe.Eli MIC destaca que após uma atividade missionária, Francisco Xavier se prostrava diante de Jesus no sacrário. Ali ele repousava e entregava tudo a Deus. O Padre Eli Carlos orienta para que os fiéis, assim como Francisco, busquem dedicar um tempo a Jesus.

3. Simplicidade

São Francisco Xavier ensinava orações simples para as pessoas, como o Nome do Pai e a oração do Pai Nosso. Pe.Eli MIC salienta a necessidade de valorizar os aspectos mais simples da religiosidade.

4. Amizade

Na universidade, os colegas de quarto de Francisco eram Inácio de Loyola e Pedro Frabro. Os três futuros santos da Igreja cultivaram uma amizade em Deus e fundaram a Companhia de Jesus. Pe. Eli MIC recomenda desejar e conservar boas amizades assim como Francisco Xavier.

São Francisco Xavier Rogai por nós!