Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado recentemente, em 2020 os casos de ansiedade e depressão aumentaram 25%. Além disso, o estudo aponta que o Brasil é o país com mais casos de ansiedade em todo o mundo e, quanto à depressão, também está entre os primeiros.
O principal fator que contribuiu para o aumento no quadro de ansiedade e depressão foi a pandemia de COVID-19. De um dia para o outro, as pessoas precisaram se isolar, o que gerou alto grau de estresse.
Além disso, as restrições ao trabalho, e com ela a preocupação financeira, também contribuiu fortemente com os sintomas de ansiedade e depressão. Sem falar da solidão, do medo de se infectar, do sofrimento e do luto pela morte de entes queridos.
Contudo, este estudo é apenas um resumo científico que aponta evidências iniciais do impacto da pandemia na saúde mental das pessoas. Ou seja, é possível que esses números sejam ainda mais agravantes.
Os mais atingidos com a ansiedade e depressão
Médicos e enfermeiros trabalharam exaustivamente durante o auge da pandemia e foram também os profissionais mais atingidos em sua saúde mental. Inclusive, muitos desenvolveram um nível de ansiedade e depressão tão elevados, a ponto de terem que conviver constantemente com pensamentos suicida.
Contudo, o estudo da OMS mostra que mulheres e jovens são os que mais desenvolveram transtornos mentais. Além disso, pessoas com doenças que foram classificadas como grupo de risco, como asma, lúpus, câncer e cardiopatias, também sofreram muito com ansiedade e depressão.
Oração para combater esses males
Umas das orações mais lindas escrita por São Padre Pio foi recomendada em um artigo publicado no site da diocese de Celaya (México) na batalha contra a depressão:
“Fica Senhor comigo, pois preciso da tua presença para não te esquecer…”
O artigo é de 2018 e aponta que a depressão, apesar de ser identificada com sinais clínicos, também é possível de ser compreendida a partir da escuridão espiritual que São João da Cruz descreve em “A noite escura da alma”.
Portanto, “seja qual for a forma em que se tenha chegado ao estado depressivo”, ressalta o artigo, “a chave nesses momentos escuros é estender a mão, buscar o contato com Deus”. Afinal, São Paulo nos recomenda: “Orai continuamente. Em tudo dai graças ao Senhor, em qualquer situação, porque esta é a vontade de Deus” (1Tessalonicense 5,16-18).
Para te ajudar a estender sua mão ao Senhor, reze esta oração de São Padre Pio: