Em 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceu pela primeira vez a três pastorinhos em Fátima, Portugal. Aqui, apresentamos uma peça adaptada dos nossos arquivos: o Padre Robert Fox, um conhecido especialista em Fátima, reconta a história daquela primeira aparição.

Santos Anjos sempre nos preparam para a vinda do Senhor.

O Anjo da Sagrada Eucaristia preparou os três pastorinhos de Fátima para a vinda da Mãe de Deus que os conduziria e a nós a Jesus.

Em 13 de maio de 1917, Maria apareceu a Jacinta (7 anos de idade), Francisco (8) e Lúcia (10), enquanto pastoreavam ovelhas na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal. Aparecendo mais brilhante que o sol, a Mãe de Deus anunciou que ela era do céu. Ela disse que os três filhos iriam para o Céu, mas Francisco deve primeiro rezar muitos Rosários.

Cada vez que ela aparecia todos os meses, de maio a outubro de 1917, a senhora dizia: “Reze o Rosário todos os dias.” Ela disse que eles deveriam rezar o Rosário corretamente enquanto meditavam nos Mistérios.

A primeira vez que a Mãe da Igreja apareceu, foi durante o mês que a Igreja dedica a Maria. Na época das aparições e hoje no Missal de São João XXIII, 13 de maio é a festa litúrgica de Nossa Senhora da Eucaristia. A mensagem de Fátima começa com a Eucaristia e termina com a Eucaristia.

Quando Nossa Senhora abriu as mãos pela primeira vez nas palavras “a graça de Deus”, ela derramou uma luz tão intensa que penetrou no mais íntimo do coração das crianças, fazendo-as ver a si mesmas em Deus, que era aquela Luz, mais claramente do que jamais poderiam se ver em um espelho. Nossa Senhora se manifestou desde aquela primeira aparição como Medianeira da Graça e como Nossa Senhora da Eucaristia. Com a Luz comunicada por Maria penetrando em seus espíritos, deu-lhes um impulso interior para cair de joelhos, repetindo: “Oh, Santíssima Trindade, eu te adoro! Meu Deus, meu Deus, eu te amo no Santíssimo Sacramento! ”

Qual é o significado para nós hoje desta primeira aparição em Fátima? Maria já então nos chamava para o seu Filho Eucarístico. Devemos lembrar que a mesma Luz ainda flui de Maria para nós, se estivermos abertos a ela. Mais do que nunca precisamos reafirmar nossa fé na Presença Real de Jesus na Sagrada Eucaristia.

O Papa São João Paulo II, o grande Papa Mariano e de Fátima, em 17 de abril de 2003, emitiu a encíclica Ecclesia de Eucharistia (Igreja da Eucaristia). De 2 a 29 de outubro de 2005, a Igreja realizou um Sínodo mundial dos Bispos para refletir sobre a Eucaristia, para iluminar este admirável Sacramento.

Maria é nossa Mãe e modelo. Ela é a Rainha do Céu. Seu Imaculado Coração deseja nos aproximar do Coração Eucarístico de seu Filho, Jesus, como alimento para a vida eterna. Devemos adorar frequentemente Jesus no Santíssimo Sacramento e participar do Sacrifício da Missa diariamente sempre que possível. Assim, encontraremos a felicidade para hoje e para a eternidade.

O Padre Robert J. Fox foi fundador e diretor do Apostolado Internacional da Família de Fátima e editor do Mensageiro do Coração Imaculado.

Informações: The Divine Mercy