O Dia dos Pais é uma data especial em que celebramos e homenageamos a figura paterna em nossas vidas. Nesse contexto, a espiritualidade paternal associada a São José, o pai adotivo de Jesus Cristo, desempenha um papel significativo. A imagem de São José é frequentemente considerada um exemplo de virtudes paternais, servindo como modelo para pais em todo o mundo. Já imaginou como foi São José brincando com Jesus? Protegendo Jesus? Pois é, o amor paternal de São José por Jesus é inspirador.

São José é conhecido por sua devoção, cuidado, proteção e orientação em relação a Jesus, o Filho de Deus. Sua humildade, prontidão para obedecer à vontade divina e disposição para assumir responsabilidades paternais são características que o destacam como um modelo de espiritualidade paternal.

Assim como São José cuidou e guiou Jesus em sua jornada na terra, os pais são chamados a nutrir, guiar e proteger os seus filhos. A espiritualidade paternal, influenciada pela imagem de São José, envolve não apenas a provisão material, mas também a formação moral, emocional e espiritual dos filhos.

A dedicação de São José ao papel de pai não foi isenta de desafios. Ele enfrentou incertezas e dificuldades, como a fuga para o Egito para proteger Jesus da ameaça de Herodes. Esse exemplo nos lembra que a jornada paterna pode ser repleta de sacrifícios e decisões difíceis, mas também recompensadora em termos de amor e impacto duradouro na vida dos filhos. Você pai, já teve que tomar decisões importantes como São José para proteger seus filhos? Com certeza! Aliás, se parar para pensar, todos os dias, enfrenta uma dificuldade para cuidar dos filhos.

A espiritualidade paternal inspirada por São José também enfatiza a importância da presença ativa e envolvente dos pais na vida de seus filhos. Assim como São José estava presente para Jesus em momentos de alegria, aprendizado e desafios, os pais são chamados a estar ao lado de seus filhos, apoiando-os em suas jornadas individuais. Qual foi o seu último aprendizado JUNTOS com o seu filho ou filha?

Neste Dia dos Pais, que a espiritualidade paternal representada por São José, seja exemplo de amor incondicional, guia espiritual e proteção para você que deseja cultivar relacionamentos saudáveis e significativos com seus filhos. Que possamos reconhecer e honrar não apenas as responsabilidades práticas dos pais, mas também sua influência espiritual na vida daqueles que eles têm a honra de orientar e amar.

Filhos

“Honrar pai e mãe” é o quarto mandamento de Deus. Ele nos pede que honremos nossas raízes e que estejamos em comunhão com nossos pais. Que nessa data especial, as famílias possam encontrar o amor, o respeito e o perdão.

Histórias inspiradoras de fé

No livro “Pausa” você poderá encontrar histórias encantadoras de um pai cantor que detalha algumas cenas com o seu filho Francisco, além de refletir sobre a necessidade de estar mais próximo do seu pequeno apesar de tantos afazeres.

Conheça o livro “Pausa” escrito por Thiago Brado em parceria com a Editora Divina Misericórdia.

Arquivo Page de Facebook do Thiago Brado

 

A Editora Divina Misericórdia deseja um Feliz Dia dos Pais!