Santa Faustina escreveu em seu Diário, no dia 12 de fevereiro de 1937, algumas invocações à Divina Misericórdia. Com base nessas invocações, o Padre Miguel Sopoćko compôs uma Ladainha à Misericórdia Divina, melhorando algumas das invocações e acrescentando outras por sua própria conta (cf. Carta do Pe. Sopoćko de 14.5.1972).

Irmã Faustina escreveu: “Que a alma que desconfia leia estes louvores à misericórdia e torne-se confiante” (Diário, 949).

Esta ladainha será analisada linha por linha para que possamos nos tornar mais confiantes em Jesus, a Divina Misericórdia.

 

Esta é a quarta parte da série ‘O amor de Deus é a flor – Misericórdia, o fruto’.

Veja aqui:
[Parte 1]
[Parte 2]
[Parte 3]

 


 

Misericórdia divina, na nossa justificação por Jesus Cristo, eu confio em Vós.

Santa Faustina escreveu em seu diário: “Vós não rejeitais os pecadores, mas pela Vossa inescrutável misericórdia abristes também para eles o tesouro do qual podem haurir em abundância, não só a justificação, mas toda a santidade que a alma possa atingir”. (1122).

Na Divina Misericórdia de Jesus, nós pecadores não somos apenas perdoados, somos justificados pelos Seus méritos na cruz. Este é um grande ato de misericórdia! Nós mesmos não podemos merecer justificação, porque pecamos e nos afastamos do Coração do Pai. Mas Jesus, por Sua Divina Misericórdia, cobre-nos e lava-nos na pia batismal e no Sacramento da Reconciliação, e não somos apenas justificados, mas santificados.

Misericórdia divina, que nos acompanha por toda a vida, eu confio em Vós.

“E eis que eu estou convosco sempre até o fim dos tempos” (Mt 28,20). Jesus disse isso a Seus discípulos antes de ascender ao Pai. Ele deu a grande missão para sair e fazer discípulos de todas as nações, “batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28,19), e prometeu estar sempre com eles.

Essa promessa também nos é feita em virtude do nosso batismo. Somos discípulos de Jesus Cristo, e a Trindade habita em nós. Como Jesus disse a Santa Faustina, a única coisa que O tira da alma é o pecado mortal (ver Diário, 1181). Então você nunca está sozinho! Deus habita em você e, além disso, Ele vem a nós todos os dias na Eucaristia e permanece conosco no Santíssimo Sacramento que está reservado em nossos tabernáculos. Nos momentos em que você se sentir abandonado, rejeitado ou sozinho, lembre-se de que o Senhor habita em você. Invoque-o. Ele está muito perto.

Misericórdia divina, que nos envolve de modo particular na hora da morte, eu confio em Vós.

Ao longo do Diário, Jesus diz repetidas vezes como na hora da morte estará perto daquelas almas que honram Sua misericórdia (ver 1075); espalham Sua misericórdia (ver 1224); proclamam Sua misericórdia (ver 378); veneram a Imagem da Divina Misericórdia (ver 48); oram ao Terço da Divina Misericórdia (ver 687); depositam sua confiança em Sua misericórdia (ver 1520); e incentivam outros a confiarem em Sua misericórdia (ver 1540).

Muitas pessoas têm medo de morrer. Mas aqueles que confiam em Sua misericórdia não precisam temê-la, pois sabem que é o momento em que encontrarão nosso Salvador Misericordioso. Permita que Jesus conforte a você e seus entes queridos na hora da morte. Confie Nele que todos vocês se encontrarão novamente no Céu, se permanecerem na Sua graça.

Misericórdia divina, que nos concede a vida imortal, eu confio em Vós.

Deus nos criou com almas imortais. Deus nos amou tanto que Ele queria nos criar com a capacidade de viver com Ele por toda a eternidade! Após a queda, perdemos a graça original, mas por Sua misericórdia, Jesus abriu os portões do céu para nós por Sua paixão, morte e ressurreição.

Misericórdia divina, que nos acompanha em todos os momentos da vida, eu confio em Vós.

Semelhante ao trecho anterior, Santa Faustina agora especifica que a Misericórdia Divina nos acompanha em todos os momentos de nossas vidas. Nunca há um único momento em que Deus nos abandona. Mesmo que você não sinta a presença Dele, mesmo que esteja no desespero, Ele está perto de você.

Jesus disse a Santa Faustina: “Minha filha, nas semanas em que não Me viste nem sentiste a Minha presença, estive unido contigo mais profundamente que nos momentos de enlevo.” (Diário, 1246). Que tranquilizador! Quando você não pode sentir a presença Dele, quando está sofrendo, se está em um estado de graça, Ele está mais unido a você do que quando você está em tempos de consolação. Ele nunca o abandona ou abandonará. Que isso aumente sua confiança.

 

Esta série continua.

Fonte: The Divine Mercy.

 


 Diário de Santa Faustina Kowalska

Publicado no Brasil com exclusividade pela Editora Apostolado da Divina Misericórdia, é uma das obras mais conhecidas pelos católicos em todo o mundo.

Loja Santuário

Fale conosco

  • Fone: (41) 3148-3200
  • Whatsapp: (41) 99749-7227