A Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) anunciou a realização de uma grande festa continental do Jubileu da Misericórdia de 27 a 30 de agosto em Bogotá, Colômbia.
A celebração é convocada e organizada pela Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) e pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), em contato e colaboração com o episcopado dos Estados Unidos e do Canadá.
Até o momento, já estão inscritos 15 cardeais e mais de 120 bispos. Também é esperada a participação de reitores de santuários marianos nacionais, superiores religiosos, dirigentes de movimentos eclesiais, entre outros.
O evento será presidido pelo Cardeal Marc Ouellet, presidente da CAL; e pelo Cardeal Ruben Salazar, Arcebispo de Bogotá e Presidente do CELAM.
Espera-se uma importante videomensagem do Papa Francisco para a abertura do evento.
Nesta celebração, haverá uma liturgia penitencial e confissões no começo; além de quatro conferências e vários grupos de trabalho.
A primeira é intitulada “Este é o grande tempo da misericórdia” e estará a cargo do Arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, a quem o Santo Padre encomendou tudo em relação ao Jubileu.
A segunda conferência sobre “A Igreja, sacramento da Misericórdia” estará a cargo do Cardeal Marc Ouellet.
A terceira conferência, com o Padre Eduardo Chavez, cônego da Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, principal especialista sobre a Virgem de Tepeyac, é intitulada “Santidade em tempos de Francisco”.
Uma jornada inteira será dedicada às obras de misericórdia no continente americano, como o “Lar de Cristo”, no Chile; “Fazendas da Esperança”, no Brasil; “Projeto de Rachel”; entre outros. Além disso, todos os participantes serão organizados em grupos que visitarão diversas obras de misericórdia nas periferias de Bogotá.
A última conferência se intitula “A Misericórdia como alma de uma cultura do encontro, do perdão e da reconciliação no continente americanos”, que será apresentado por Dom Luis Augusto Castro Quiroga, Presidente da Conferência Episcopal Colombiana, e Dom José Horacio Gómez, Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos).
A celebração americana do Jubileu da Misericórdia concluirá com um “Rosário continental pela paz”, seguido da Santa Missa presidida pelo Cardeal Ruben Salazar Gómez.
Fonte: Acidigital