O dia 31 de julho marcou um evento significativo para a Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, celebrando 60 anos de presença no Brasil. A data foi marcada com uma missa especial no Santuário Nacional de Aparecida, às 9h. Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava, presidiu a celebração que reuniu fiéis das paróquias marianas do país.

Uma História de Dedicação e Serviço

Foi em 1964 que os padres marianos chegaram em solo brasileiro, atendendo a um apelo do Papa São João XXIII, que durante conversas no Concílio Vaticano II pediu aos missionários que viessem aos países sul-americanos com carência de sacerdotes.

Na ocasião, o então Superior Provincial, bispo Ceslau Sipovicz, em conversa com um bispo do Brasil, dom José Brandão de Castro, da Diocese de Propriá, no Sergipe, discutiram a possibilidade de abrir a missão em terras brasileiras, a fim de resolver a falta de sacerdotes na América do Sul.

Então, cinco missionários chegaram à região Nordeste com um único objetivo: desempenhar um papel vital na evangelização e no serviço pastoral. E assim o fizeram!

Celebração dos 60 Anos

Logo no início da celebração, Dom Amilton motivou os fiéis a aplaudirem os 60 anos de dedicação dos padres marianos. Em sua homilia, o bispo destacou a importância da entrega e do serviço da congregação à Igreja e à comunidade, recordando a fundação da ordem por Santo Estanislau de Jesus e Maria.

“Eles oferecem a Deus pelas mãos de Maria, o serviço e a dedicação de cada religioso ao longo desses 60 anos de evangelização na Terra de Santa Cruz”, afirmou Dom Amilton.

O bispo de Guarapuava também fez um emocionante relato sobre a história da congregação, desde sua fundação em 1670, na Polônia, até sua chegada ao Brasil. Ele enfatizou o carisma de Santo Estanislau e a importância de Maria Imaculada na missão dos padres marianos.

“Irmãos, continuem a servir e a amar o povo de Deus. Que a Imaculada Conceição continue a inspirá-los no serviço a Cristo e a igreja e que o Senhor conceda-lhes muitas e santas vocações para continuarem este belo e atual carisma”, disse.

:: Confira AQUI a missa em Ação de Graças pelos 60 anos da Congregação dos Padres Marianos no Brasil

Consagração a Nossa Senhora Aparecida

No final da celebração, Padre Cláudio Gomes, MIC, superior provincial da Congregação dos Padres Marianos no Brasil, realizou a consagração a Nossa Senhora Aparecida. Dom Amilton encerrou a missa incentivando a comunidade a rezar uma Ave Maria pelos padres marianos, reforçando o espírito de devoção e gratidão.

:: Confira AQUI a entrevista que o padre Cláudio Gomes e o Irmão Thiago Radaelli deram à Rádio Aparecida, no dia 30 de julho.

Editora Divina Misericórdia