Santa Faustina escreveu em seu Diário, no dia 12 de fevereiro de 1937, algumas invocações à Divina Misericórdia. Com base nessas invocações, o Padre Miguel Sopoćko compôs uma Ladainha à Misericórdia Divina, melhorando algumas das invocações e acrescentando outras por sua própria conta (cf. Carta do Pe. Sopoćko de 14.5.1972).

Irmã Faustina escreveu: “Que a alma que desconfia leia estes louvores à misericórdia e torne-se confiante” (Diário, 949).

Esta ladainha será analisada linha por linha para que possamos nos tornar mais confiantes em Jesus, a Divina Misericórdia.

 

Esta é a 7ª e última parte da série ‘O amor de Deus é a flor – Misericórdia, o fruto’.

Veja aqui:
[Parte 1]
[Parte 2]
[Parte 3]
[Parte 4]
[Parte 5]
[Parte 6]

 


Misericórdia divina, doce consolo para os corações atormentados, eu confio em Vós

Certa ocasião, após uma reunião com seu diretor espiritual, o Bem-aventurado Padre Miguel Sopoćko, Santa Faustina escreveu: “conheci a sua alma atormentada. Essa alma crucificada é semelhante à do Salvador. Onde justamente espera consolo, encontra a cruz. Vive entre muitos amigos, mas não tem ninguém além de Jesus. É assim que Deus despoja aquela alma que Ele ama de maneira especial.” (Diário, 1259).

Almas angustiadas realmente têm um amigo em Jesus. Nosso Senhor foi rejeitado, traído, espancado, escarnecido, torturado e crucificado. Ele conhece nosso sofrimento humano pessoal intimamente. Mesmo que às vezes não possamos encontrar consolo nesta terra, a misericórdia de Jesus sempre pode ser nosso alívio e esperança.

Misericórdia divina, única esperança dos desesperados, eu confio em Vós

Em momentos de escuridão e desespero, a única luz que brilha é o Senhor. Muito parecido com a lâmpada do sacrário, acesa o tempo todo, mesmo quando uma igreja está escura, Jesus, nossa luz e nossa esperança, nunca é extinto. Ele reina por toda a eternidade na mão direita do Pai. Sua Divina Misericórdia nos perdoa de todos os nossos pecados, se apenas o pedirmos. “Quanto maior o pecador, tanto maiores direitos tem à Minha misericórdia“, diz Jesus a Santa Faustina (Diário, 723). Em momentos de desespero, clame a Ele. Seja devido ao pecado, ou sofrimento, ou morte, clame a Ele, confie Nele. Ele estará com você, como sempre está.

Misericórdia divina, repouso dos corações, paz em meio ao terror, eu confio em Vós

Jesus disse a Santa Faustina: “A humanidade não encontrará paz enquanto não se voltar com confiança para a Minha misericórdia.” (Diário, 300). Quando confiamos no Senhor, Ele repousa em nossos corações e nos acalma em meio ao medo. Ele prometeu através de Santa Faustina: “Não estarás sozinha, porque Eu estou contigo sempre e em toda parte. Junto ao Meu Coração, nada temas.” (Diário, 797). Volte-se com confiança ao Seu Coração Misericordioso e incentive outros a fazê-lo também. Só então teremos paz e descanso.

Misericórdia divina, delícia e êxtase dos santos, eu confio em Vós

Quando você pensa em êxtase, pode ter uma imagem em mente de santos flutuando no ar, ou uma imagem de alguém perfurado com uma flecha de amor de um anjo, como na escultura “O êxtase de Teresa de Ávila”, de Gian Lorenzo Bernini. Mas em seu Diário, Santa Faustina descreve em forma de poema:

“Da fonte da Vossa misericórdia, ó Senhor,
flui toda a felicidade e vida,
por isso vós, criaturas todas e elementos,
cantai enlevados a canção da misericórdia.” (Diário, 522).

Toda vez que O louvamos com canções de alegria e contentamento, é uma forma de êxtase. Afinal, êxtase vem do grego ekstasis, que significa “ficar fora de si”. A Misericórdia Divina dentro de uma alma leva esta alma a “ficar fora de si mesma”, em louvor e ação de graças ao Senhor. Deus é verdadeiramente o deleite e a alegria de uma alma santa.

Misericórdia divina, que desperta a confiança onde não há esperança, eu confio em Vós

Na carta de São Paulo aos Romanos, ele dá o exemplo de fé e esperança de Abraão. Assim escreveu:

“O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. Assim isso lhe foi também creditado como justiça.” (Romanos 4,18-22).

Portanto, também nós podemos ter esperança contra toda desesperança quando confiamos na Divina Misericórdia, como os justos que vieram antes de nós. Tudo passa, apenas o Senhor permanece. Seguimos em frente com esperança e inspirando novas gerações.

Assim, encerramos a análise da Ladainha à Misericórdia Divina.

Peça sempre a intercessão de Santa Faustina para que também nós possamos experimentar a Misericórdia sobre esta terra. Que possamos, a cada dia, mesmo em meio às turbulências da vida, escolher ficar com o Senhor, pois Ele já escolheu permanecer conosco.

Que a bênção misericordiosa de Deus desça sobre todos os que estudaram conosco e os devotos que ainda vão estudar os Louvores de Santa Faustina à Divina Misericórdia.

 

Fonte: The Divine Mercy.

 


 Diário de Santa Faustina Kowalska

Publicado no Brasil com exclusividade pela Editora Apostolado da Divina Misericórdia, é uma das obras mais conhecidas pelos católicos em todo o mundo.

Loja Santuário

Fale conosco